domingo, 18 de agosto de 2013

Entrevista: Thiago Caetano, professor de educação física

O profissional traz dicas tanto para quem pensa em seguir a área quanto para aqueles que desejam manter a forma 


Luis Thiago Caetano Lima é professor de educação física, formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no primeiro semestre de 2010. Natural de Rio Real, também na Bahia, ele conta como é a atuação do profissional no vasto campo que possui a educação física e ainda oferece dicas para manter o corpo em forma, inclusive
Para os sedentários, é melhor começar logo
para quem só “corre” mesmo contra o tempo.

Thiago, por que você escolheu a área de educação física?

Escolhi estudar educação física por me identificar com a área e por estar sempre envolvido com a prática esportiva e fitness.

Quais são as perspectivas para um recém-formado em educação física?

Todo recém-formado, a primeira coisa que deseja é conseguir um emprego. No meu caso,
não houve esse problema, pois continuei com o trabalho na empresa em que estagiava.


Além de professor, como uma pessoa da área pode atuar?

O campo de atuação em educação física é bastante amplo. O profissional pode atuar como professor, personal trainer, preparador físico, trabalhar com lazer etc.

Que tipo de empresa ou instituição pode contratar um profissional de educação física?

O profissional em educação física pode ser contratado por empresas como academias, escolas, clubes e outras.

O campo para esta área na Bahia é promissor?

O campo é muito promissor, pois além de permitir a atuação em diversas áreas, as pessoas estão cada vez mais percebendo a importância e necessidade de se praticar atividade física.

Quando e por que uma pessoa deve procurar um profissional de educação física?

Toda pessoa que deseja iniciar a prática de qualquer atividade física deve procurar fazê-la através de um profissional formado em educação física, pois só este estará realmente apto a prescrever a atividade.

Qual a importância de uma orientação profissional para um praticante de esporte?

A orientação de um profissional formado é muito importante para que o praticante atinja seu objetivo da forma mais rápida e segura possível.

O que pode acontecer a alguém que pratica exercícios sem uma orientação profissional?

Sem tal orientação o praticante pode não ter seus objetivos atingidos e até agravar (o quadro) ou adquirir alguma lesão.

O educador físico também pode orientar seus clientes com relação à alimentação?

Durante a graduação o estudante de educação física possui disciplinas que tratam da nutrição de forma muito básica. Dessa forma, as orientações sobre alimentação devem ser direcionadas sempre a um nutricionista.

Que conselho você daria para alguém que deseja cursar educação física?

Para a pessoa que pensa em cursar educação física, o conselho que eu dou é que primeiro pense bem se é isso mesmo que ela quer, se ela realmente gosta da área, pois quando gostamos do que fazemos tudo fica mais fácil e daí o crescimento profissional é só uma questão de tempo. 

E para alguém que está sedentário e vai começar a praticar um esporte?

Para as pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, o conselho é que comecem logo, pois elas só terão a ganhar.

Nos dias de hoje, com a vida agitada, muitas pessoas não têm tempo para fazer exercícios. Existe uma alternativa para elas?

Existem atividades que podem ser realizadas em casa, as quais se tornam um bom recurso para pessoas que não têm tempo de ir a uma academia, por exemplo. Porém, mesmo essas atividades devem ser prescritas antes, por um profissional de educação física.

A maioria das mulheres sonham em perder aquela “barriguinha”. Que dica você daria para esse público?

Para as mulheres que desejam perder peso e ficar sem "aquela barriguinha", o segredo é manter uma rotina de treinamento e não descuidar com a alimentação. Quanto ao treinamento, o mais recomendado é a combinação de exercícios aeróbicos (caminhar, correr, pedalar...) com os exercícios resistidos (musculação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário