sábado, 5 de novembro de 2011

Radiovaldo é o melhor nome do PT para prefeito de Alagoinhas, segundo enquete

A enquete que teve início em cinco de setembro, permanecendo em votação no Portal Pauta Livre (www.pautalivre.com) até sábado (22 de outubro), aponta o atual vereador Radiovaldo Costa como o mais indicado, dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), para concorrer ao cargo de chefe do executivo da Prefeitura de Alagoinhas (Ba), a 120 km de Salvador, nas eleições do próximo ano. 
Um total de 10.543 pessoas participaram da pesquisa. Radiovaldo angariou 7.097 votos. O segundo colocado é Elionaldo Teles, que conquistou 2.957 das opiniões. Luciano Sérgio ficou em terceiro e último lugar, com 489 dos votos dos internautas, conforme a tabela. O resultado pode ser conferido através do endereço eletrônico http://pautalivre.com/Enquetes.

Análise do resultado

Radiovaldo está em grande evidência no que se refere ao PT de Alagoinhas. Isto se deve à sua atuação de destaque, fiscalizando constantemente o governo e denunciando quando encontra qualquer irregularidade, sempre atento aos problemas da cidade. O parlamentar já foi candidato a deputado estadual e exerce seu segundo mandato na Câmara alagoinhense, o que denota que sua experiência e popularidade fazem-no o mais preparado para candidato a prefeito do partido. Sua aprovação está confirmada pelos leitores do portal, já que mais do que a metade dos votantes (67%) optaram por sua candidatura.

O segundo colocado, que obteve 28% das opiniões, foi candidato a prefeito na última eleição, sendo vencido pelo atual prefeito, Paulo Cesar Simões Silva, recentemente filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Funcionário concursado, hoje Elionaldo ocupa a presidência da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). O possível candidato já foi presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas e secretário de governo. No entanto, atualmente não exerce cargo político e está afastado há bastante tempo da cidade, o que dificulta uma melhor avaliação pelos eleitores.

O vereador Luciano exerce seu primeiro mandato. Ou seja, como “marinheiro de primeira viagem” que é, fica em evidência que ainda é muito cedo para uma avaliação profunda de sua performance no poder público. A pouca experiência do político pode ter deixado os internautas receosos, já que o atribuíram apenas 5% dos votos. Entretanto, esta avaliação pode mudar com o tempo, após aquisição de um pouco mais de maturidade política por parte do parlamentar.

Havendo a eleição de um nome forte do PT à Prefeitura, a cidade pode ser beneficiada com o apoio do deputado estadual Joseildo Ramos, do mesmo partido, que obteve expressivo número de votos de seus conterrâneos. O parlamentar, que foi prefeito de Alagoinhas durante oito anos, é hoje o representante do município na Assembléia Legislativa da Bahia.

(Matéria publicada no jornal impresso Pauta Livre - Ano 1, nº 2, 28 de outubro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário